Translate

sábado, 24 de dezembro de 2011

ECO-ARTE PROJETO : MULHERES CONECTADAS AO REDOR DO MUNDO "SOMETHING IN THE WATER" 2011 / 2012

Em fevereiro de 2011 a artista americana Wendy Osher de Pittsburgh PA, propôs fazer crochê com sacolas plásticas usadas para seu projeto chamado SOMETHING IN THE WATER, para participar de um evento sobre a água.

Convidou quem quisesse participar de seu projeto de eco-arte a usar sacolas plásticas usadas para fazer mamas de crochê que foram unidas e exibidas em um evento sobre a água em maio de 2011 no Museu Judaico Americano, em Pittsburgh, PA.

Este eco-projeto chama mulheres ao redor do mundo para crochetar formas de mamas com  sacos plásticos usados .
Um mapa mundi fixado na parede mostrava os países e pessoas participantes com fotos, lista de nomes e localizações. 

 É uma obra de arte em exposição, e simultaneamente um projecto de advocacy pública que destina-se a sensibilização social sobre a importância de se corrigir a contaminação da água.
 As pessoas  crochetaram mamas feitas de sacolas plásticas que unidas formaram um grande recife.

 Entre seus inúmeros efeitos prejudiciais à saúde, os plásticos têm uma parcela significativa nas toxinas encontradas na água, que as mães passam para os bebês através do leite materno.

Moro em Porto Alegre, uma cidade "de águas" uma capital que tem vocação marítima, está debruçada sobre as margens do rio/lago Guaíba.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de câncer de mama do Brasil, campanhas são desenvolvidas todo o ano para prevenir e detectar a doença em seus estágios iniciais.

Estes foram õs principais motivos que me levaram a participar do projeto de Wendy Osher.

Porto Alegre se localiza às margens do rio/lago Guaíba e tem movimentos em defesa e proteção do meio ambiente.  http://maps.google.com/maps?hl=en&q=porto+alegre&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=0x9519784e88e1007d:0xc7011777424f60bd,Porto+Alegre+-+Rio+Grande+do+Sul,+Brazil&ei=4kz3Tt6jGoXqtgeJ9LjPBg&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=2&ved=0CD8Q8gEwAQ

Um deles é o "Movimento em Defesa da Orla do Guaíba" para que a área seja preservada e livre, um local que a Lei Organica definiu como "área de preservação permanente para parques, lazer, cultura, esportes, educação ambiental".    http://movimentoemdefesadaorladoguaiba.blogspot.com/

 Wendy gostou de uma brasileira participar de seu projeto e perguntou se interessaria trazer sua idéia SOMETHING IN THE WATER  para Porto Alegre.

Aceitei,  e em outubro de 2011 chamei no meu blog:

 http://daisymacielestudio.blogspot.com/2011_10_01_archive.html  

Aqui o vídeo que mostra como fazer fios da sacola plástica:


 Postei o projeto de Wendy Osher, a ser desenvolvido aqui em Porto Alegre, e o convite para crochetar mamas com sacolas plásticas usadas, agora procuro lugar para a exposição. 

Abaixo fotos de participantes do projeto executando as peças e da exposição  em Pittsburgh, PA 2011.

                                 Jennifer Hansen e amiga ( Santa Cruz Montain)

Marguerite Kenner's (Los Angeles)


Prudence Mapstone, Australia

SOMETHING IN THE WATER
 Fotos da Exposição no Museu Judaico Americano, Pittsburgh, PA, 2011






Este eco-arte projeto propõe chamar a atenção para nossa dependência no uso de sacos plásticos e a busca por outros tipos de sacolas que não sejam plásticas.

Em inglês a descrição do projeto original de Wendy Osher, que chama a atenção para as toxinas espalhadas em todos os mares do planeta: http://h2oforall.blogspot.com/p/project-description-and-guidelines.html